Estrangeiros: favor entrar em contato com a South America Moto Adventure para saber os documentos necessários para pilotar sua motocicleta na América do Sul.


1) Checklist para a viagem

Motocicleta: A South América Moto Adventure recomenda que sua moto seja revisada antes do início da viagem, o que diminuirá bastante o risco de panes durante o tour além de aumentar a sua segurança. Sugerimos também a utilização do Top Case para carregar itens que o piloto deseje acessar com maior facilidade e uma Tank Bag para câmera fotográfica, celular, documentos pessoais entre outros. Além disso recomendamos que sua motocicleta possua protetor de mãos, protetor de motor, protetor de cárter, protetor de radiador, protetor de farol e cavalete central.


Equipamentos de proteção: Capacete, jaqueta e calça com proteções, botas, luvas e capa de chuva (caso sua roupa não seja impermeável).

Roupas de inverno: segunda pele de inverno, calça jeans, fleece, jaqueta corta vento, agasalho/moletom, gorro balaclava e cachecol de lã.

Roupas de verão: segunda pele de verão, bermudas, camisetas/polos e peças íntimas (meias, cuecas ou calcinhas, sungas ou biquínis).

Calçados: Tênis fechado, sandália/chinelo.

Acessórios: óculos escuros, chapéus/bonés, protetor solar, protetor labial e hidratante de pele.


Documentos: Documento da moto em nome do proprietário ou autorização do banco, com firma reconhecida e carimbo do consulado do país que irá visitar, para sair do país nos casos de motos alienadas ou arrendadas. Passaporte, CNH, PID, seguro saúde, seguro para condução em países estrangeiros, carteira de vacinação, cartão de crédito e dólares. Sugerimos também levar cópia dos documentos, assim como escanear todos eles e enviar para um e-mail onde você possa acessar de qualquer computador.

Equipamentos eletrônicos: GPS (verificar se tem os mapas dos países destino), celular, Notebook/Ipad, máquina fotográfica, câmeras filmadoras como GoPro, cartões de memória, cabos e carregadores.


2) PID: Permissão Internacional para dirigir

A PID é um documento internacional que permite ao motorista dirigir em outros países. Este documento é recomendável, pois a falta dele é um fator complicador no processo burocrático e judiciário em caso de um acidente. Além disso, ele pode ser exigido nas aduanas, para permitir a entrada no país, e em bloqueios policiais principalmente nas rodovias.


Confira nos links abaixo os procedimentos para solicitação:

https://goo.gl/YNoMex


Mais informações:

https://goo.gl/ggcwTl


3) CNH: Carteira nacional de habilitação

A CNH pode ser utilizada em alguns países, mas recomendamos consultar antes de viajar. De qualquer forma, recomendamos sempre levar a CNH e a PID. Verifique se prazo de validade dos referidos documentos contemplam o período da viagem.


5) Passaporte e vistos

Para voos dentro do território brasileiro não é necessária apresentação do passaporte, apenas a CNH dentro do prazo de validade. Para voos internacionais o passaporte deve ser apresentado com validade mínima de 6 meses a contar da data de saída do Brasil. Porém, mesmo para viagens terrestres de moto recomendamos levar o passaporte pois podem ocorrer incidentes que obriguem o piloto a voltar de avião. Viagens para países do Mercosul não necessitam de visto.


6) Cartões e dinheiro

Levar um cartão de crédito em viagens internacionais é essencial, mas recomendamos também levar uma quantia em dinheiro para pequenas despesas do dia-a-dia, locais que não aceitam cartões (uma vez que vamos pilotar por regiões inóspitas) e eventualidades. Recomendamos levar sempre dólares e trocar pela moeda local no país de destino.


7) Fuso horário e clima

Em nossos tours não teremos grandes mudanças de fuso horário em relação ao horário do Brasil, no máximo uma ou duas horas quando estivermos no Chile ou Peru. A previsão do tempo e informações sobre o clima pode ser acompanhadas nos sites:


www.climatempo.com.br | www.weather.com


8) Seguro obrigatório para condução em países estrangeiros

Carta Verde: É um documento obrigatório que todo turista que entre com um veículo estrangeiro nos seguintes países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) precisa ter. É um seguro de responsabilidade civil que cobre danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros nestes países. Este seguro pode ser solicitado nas aduanas e bloqueios policiais, principalmente nas rodovias.


SOAPEX: Assim como a Carte Verde, o SOAPEX (Seguro Obligatorio de Accidentes Personales por Vehiculos Motorizados con Matricula Extranjera) é um documento de porte obrigatório que todo turista que entre com um veículo estrangeiro no Chile deve ter. Ele cobre danos corporais causados ao condutor, pessoas transportadas e terceiros afetados por um acidente de transito.


Veja mais informações no link:

https://goo.gl/f6QxWE


SOAT: É semelhante à Carta Verde e ao SOAPEX, porém o SOAT (Seguro Obligatorio de Accidentes de Tráfico) é exigido pelas autoridades do Peru, Equador, Bolívia, Colômbia e Venezuela.


9) Dicas de condução

Pilotagem em estradas: Pilotar em estradas requer atenção especial. Cuidado com os fatores que não estão sob seu controle, tais como: veículos que ultrapassam pela contra mão, pedestres e animais que podem atravessa a via repentinamente, buracos e imperfeições da pista etc. Mantenha distância do veículo da frente a fim de enxergar a pista à frente e não ser surpreendido por um buraco ou obstáculo. Em relação às curvas, execute a frenagem antes de entrar na curva e depois mantenha a aceleração constante para aumentar a tração dos pneus. Olhe sempre para o final da curva, seu cérebro fará você conduzir a moto para onde seus olhos estão fixados.


Pistas molhadas: Exigem atenção especial em relação à tração dos pneus. A água e os resíduos de óleo e combustível que possam ter na pista diminuem sensivelmente a tração causando acidentes. Além disso, é importante conduzir a motocicleta de forma suave, sem acelerações ou frenagens bruscas. Tome cuidado também com as faixas pintadas nas pistas de rolamento, quando molhadas elas ficam muito escorregadias. Atenção especial à visibilidade, tão importante como ver os outros veículos, é ser visto por eles. Mantenha uma distância segura do veículo da frente.


Pistas com vento: Em regiões com demasiado vento lateral, preste a atenção na inclinação da moto. Dependendo do solo os pneus podem perder tração, além disso, o vento pode parar instantaneamente fazendo o piloto perder o controle saindo da pista devido à inclinação de pilotagem. A mesma atenção vale ao cruzar com veículos de grande porte vindo em direção contrária, onde o vento frontal contra, vem com grande intensidade e repentinamente.


Pistas de terra: Por ser um piso com muito menos aderência, a pilotagem na terra exige grande atenção. A primeira medida a se tomar é diminuir um pouco a pressão dos pneus para aumentar o grip. Diminuir a velocidade também é recomendado uma vez que as estradas de terra têm um piso muito irregular, dessa forma você terá tempo para reagir caso tenha um obstáculo à frente. Ao contrário do asfalto, na terra o freio traseiro deve ser requerido na mesma intensidade que o dianteiro. Em terrenos muito acidentados, a pilotagem em pé torna-se mais eficiente, além de mais confortável.


10) Links importantes

Mapas para GPS - Você pode baixar mapas da América do Sul para seu GPS nos sites:

Garmin

http://www.proyectomapear.com.ar/

http://tracksource.org.br/

http://www.gps.com.ar/

http://www.perut.org/


Googlemaps - Aqui você pode traçar rotas e verificar nossos destinos:

https://maps.google.com/


Embaixadas do Brasil:

Argentina: http://www.conbrasil.org.ar/

Bolívia: http://www.consbras.org.bo/

Chile: http://santiago.itamaraty.gov.br/pt-br/

Paraguai: http://assuncao.itamaraty.gov.br/pt-br/

Peru: http://lima.itamaraty.gov.br/es-es/

Uruguai: http://montevideu.itamaraty.gov.br/pt-br/


Concessionárias de motos

BMW:

Argentina: http://www.bmw-motorrad.com.ar/

Bolívia: http://www.bmw-motorrad.com.bo/

Brasil: http://www.bmw-motorrad.com.br/

Chile: http://www.chile.bmw-motorrad.cl/

Peru: http://www.bmw-motorrad.com.pe/

Uruguai: http://www.bmw-motorrad.com.uy/


KTM:

Argentina: http://www.ktm.com/ar/

Bolívia: http://www.ktm.com/bo/

Brasil: http://www.ktm.com/br/

Chile: http://www.ktm.com/cl/

Peru: http://www.ktm.com/pe/

Uruguai: não disponível


TRIUMPH:

Argentina: http://argentina.triumphmotorcycles.co.uk/

Bolívia: http://www.triumph.com.bo/

Brasil: http://www.triumphmotorcycles.com.br/

Chile: http://www.triumphmotorcycles.cl/

Peru: http://www.triumphmotorcycles.pe/

Uruguai: http://www.hiltonmotors.com.uy/


SUZUKI:

Argentina: http://www.suzukimotos.com.ar/

Bolívia: http://www.suzukimotos.com.bo/

Brasil: http://www.suzukimotos.com.br/

Chile: http://www.suzukimotos.cl/

Peru: http://www.suzuki.com.pe/motos/

Uruguai: http://suzuki.com.uy/?page_id=182


HONDA:

Argentina: http://motos.honda.com.ar/

Bolívia: http://world.honda.com/group/Bolivia/

Brasil: http://www.honda.com.br/

Chile: http://honda.cl/motos/

Peru: http://2w.honda.com.pe/

Uruguai: http://world.honda.com/group/Uruguay/


YAMAHA:

Argentina: http://www.yamaha-motor.com.ar/

Bolívia: não disponível

Brasil: http://www.yamaha-motor.com.br/

Chile: http://www.yamahamotos.cl/

Peru: http://www.yamaha-motor.com.pe/

Uruguai: http://www.yamaha-motor.com.uy/

Contato

Queremos tirar todas as suas dúvidas e ler qualquer crítica, opinião ou sugestão.

Escreva já sua mensagem que retornaremos o mais breve possível.

SOUTH AMERICA MOTO ADVENTURE - | (11) 99116.2250
Endereço: Rua Sader Macul, 96 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, CEP: 04542-090.