Lugares para viajar de moto na América do Sul

Viajar de moto pela América do Sul é uma ótima opção para quem deseja se desligar da rotina do dia-a-dia e viver uma aventura diferente. Esta região possui destinos incríveis como Deserto do Atacama, Ushuaia, Patagônia e Peru, cada qual com suas peculiaridades; mas uma coisa em comum: estradas perfeitas e paisagens únicas.

Viagem de moto para o Deserto do Atacama

O roteiro do Deserto do Atacama passa por estradas que cruzam a Cordilheira dos Andes. Montanhas multicoloridas, o céu extremamente azul, vulcões, paisagens lunares, lagoas, salares e o visual do deserto tornam este destino especial. O Deserto do Atacama proporciona belezas naturais únicas e viajar de moto por esta região é uma forma de se integrar ao ambiente e admirar essa beleza por completo. Para ir ao Atacama, saia de Salta na Argentina e cruze a cordilheira sentido San Pedro de Atacama, onde estão as principais atrações turísticas da região. Mais adiante, já no litoral, visite a cidade de Antofagasta e tenha uma vista incrível do Pacífico. É nesta região que fica a famosa escultura “La mano del desierto”. No deserto do Atacama as atrações são inúmeras, mas pensando nas imperdíveis podemos citar o Vale da Lua, os Geisers e as Lagunas Altiplânicas. Os termômetros não variam muito de estação para estação. As temperaturas no verão ficam entre 5 °C e 27 °C em San Pedro de Atacama. No inverno, entre -3 °C e 20 °C. Só precisa se atentar à travessia da cordilheira pois as temperaturas podem ficar negativas mesmo no inverno pois a cordilheira dos Andes é sempre um ambiente inóspito.

Viagem de moto para o Ushuaia

Viajar de moto para o Ushuaia é um grande desafio devido aos ventos fortes da região. Mas para os motoqueiros aventureiros, tudo é diversão. Ushuaia é a cidade mais austral do mundo e possui paisagens exóticas como montanhas com cumes nevados, lagos formados pelo degelo, formações rochosas únicas e muito mais. Um bom roteiro para conhecer a região é sair de El Calafate, descer até Puerto Natales para conhecer Torres del Paine, seguir sentido Punta Arenas para cruzar para a Isla del Fuego. Seguir até Ushuaia e voltar até El Calafate pela Ruta 3. Nesse trajeto, pode-se conhecer as principais atrações turísticas da região. Em El Calafate temos o imponente glaciar Perito Moreno, um pouco mais ao norte o Parque Nacional El Chaltén, ao sul o Parque Nacional Torres del Paine, em Ushuaia temos o Parque Nacional Tierra del Fuego. Atrações é o que não falta nesta região! Chegar ao “fin del mundo” é uma grande aventura recomendada para os pilotos mais aventureiros. Até no verão as temperaturas são baixas no Ushuaia. A temperatura varia entre 5 °C e 15 °C. No inverno é impossível ir de moto devido às temperaturas negativas e o risco de gelo na pista.

Viagem de moto para a Patagônia

A região dos Lagos Andinos da Patagônia é um dos locais mais bonitos e charmosos para se viajar de moto na America do Sul. Cidades turísticas, pequenos vilarejos, ótima gastronomia e paisagens das mais variadas tornam essa viagem em uma experiência inesquecível. Um percurso gostoso que pode ser feito na região dos lagos na Patagônia é partir de Bariloche e cruzar para o Chile até Puerto Varas para conhecer o vulcão Osorno. De lá, subir para Púcon e retornar para a Argentina por Junin de los Andes. Então, seguir pela Ruta 40 passando pelas lindas cidades de San Martin de Los Andes e Villa La Angostura até retornar para Bariloche. Inúmeros vulcões, montanhas com os cumes nevados, densas florestas verdes e lagos com águas cristalinas formam o cenário desta viagem. Isso tudo sem falar da gastronomia incrível da região com as carnes argentinas, peixes chilenos e vinhos sensacionais! As temperaturas no verão podem chegar a 30 ºC. No inverno, ocorre precipitação de neve e as mínimas podem chegar a -2 ºC. O ideal é viajar para lá na primavera e outono, onde as paisagens são mais lindas.

Viagem de moto para o Peru

Viajar de moto para o Peru é uma experiência que engloba estradas perfeitas com trechos sinuosos, paisagens incríveis e grande imersão na cultura deste país exótico. A cidade de Cusco e seus arredores com inúmeros sítios arqueológicos, o vale sagrado dos incas, a cidade perdida de Machu Picchu, o lago Titicaca e o Cânion de Colca são algumas das atrações imperdíveis da região. Para conhecer o Centro-Sul do Peru, o ideal é partir de Rio Branco no Acre e cruzar a cordilheira dos Andes até Puno para conhecer o Lago Titicaca. De Puno, seguir para Chivay e Arequipa. Então, continuar até o litoral para pilotar pela Ruta Panamericana até Nazca. De Nazca, seguir sentido Abancay, já na cordilheira, e depois Cusco. Na região de Cusco estão as principais atrações turísticas do Peru, como o Valle Sagrado e Machu Picchu. Uma aventura como esta proporciona paisagens e cenários dos mais variados como a floresta Amazônica peruana, a cordilheira dos Andes, o litoral desértico, vales e cânions. No Peru existem duas épocas bem distintas, o verão chuvoso e o inverno seco. A melhor época para se viajar de moto pelo Peru é no outono e na primavera, onde já não temos tanta chuva e a temperatura é mais amena.

Se você está se preparando para viajar e ainda tem dúvidas sobre qual lugar escolher, baixe agora o nosso E-book “Conheça os melhores destinos para se viajar de moto na América do Sul” e descubra qual país você quer se aventurar.

  • Share post