10 dicas para planejar sua viagem de moto

Se você é um apaixonado por moto, sabe que não faltam motivos para pegar sua moto e sair desbravando o mundo em busca de nova emoções. Mas, uma viagem de moto que promete tantas aventuras, merece um planejamento bem feito para evitar imprevistos e sobrar espaço apenas para as experiências boas. Caso você seja do time que sempre desiste de viajar de moto por pensar que é uma missão impossível organizar tudo, esse é o lugar certo para você, pois daremos dicas que vão ajudá-lo em todos os detalhes.

4 roteiros para viagem de moto pela América do Sul

1. Roteiro de viagem é fundamental

Não é porque você quer aventura que pode se jogar na estrada sem nenhum planejamento de onde vai. Ter um roteiro de viagem é imprescindível, e é por ele que deve começar seu planejamento. Para isso, defina seu destino e pesquise sobre as opções de estrada e o que existe nelas para aproveitar cada quilômetro dessa aventura.

2. Pesquise sobre o lugar que vai conhecer

Procure informações sobre os lugares que passará em sua viagem. Caso o roteiro chegue a outro país, é muito importante saber os documentos necessários, regras e leis locais, compreender bem o idioma, estudar um pouco sobre a cultura e os costumes da região, entender como é o clima e as condições geográficas, etc.

3. Defina pontos de parada

Também é importante planejar as paradas e o tempo de cada uma para ter uma noção de quando chegará a um hotel, restaurante ou posto de combustível. Ao montar o roteiro, levante as opções de pontos de parada que possam dar suporte para sua viagem. Você e sua moto também precisa reabastecer as energias para continuar a aventura.

4. Tenha sempre a mão um mapa

As vezes, a tecnologia falha e o bom e velho mapa de papel te salva de apuros. Por isso, tenha sempre um mapa da sua rota na bagagem. Procure estudá-lo antes de iniciar a viagem, marque os locais que pretende fazer paradas e os pontos importantes como cidades com mais recursos, postos de combustível, etc.

5. Calcule seu tempo

Planejar o tempo gasto em cada etapa do deslocamento ajuda a ter mais tranquilidade e segurança. Desta forma você pode fazer paradas na estrada para curtir o visual e tirar fotos, sem correr o risco de chegar a noite no destino final.

6. Calcule o tempo de descanso

Reservar um bom período para o seu descanso é fundamental. Por mais que pareça perda de tempo em uma viagem de poucos dias, o repouso é necessário para que possa recarregar suas energias, ter disposição e concentração suficientes para pilotar com segurança.

7. Revisão de moto

Antes de ir para a estrada com sua fiel companheira é imprescindível ter certeza de que está tudo bem com ela. Fazer uma boa revisão na moto antes da viagem pode te salvar de muitos imprevistos que podem acabar com sua aventura. Não exite em trocar pneus, óleo, filtros, pastilhas de freio e tudo mais que pode “acabar” durante a viagem.

8. Economize na bagagem

Ao montar sua bagagem é fundamental considerar que tem pouco espaço, por isso leve apenas o que é essencial. Lembre-se que além de roupas e objetos de uso pessoal, você deve colocar um kit de primeiros socorros e kit de ferramentas em sua moto. Quanto menos bagagem, menos peso, menos volume e menos preocupação. Nessa hora vale o conceito “menos é mais”.

9. Faça uma consulta ao seu médico

Antes da viagem de moto é interessante que visite seu médico e faça alguns exames para ter certeza de que está tudo bem. Essa é uma aventura que exigirá bastante disposição física e mental. Tenha certeza que seu corpo está preparado para essa aventura e que sua mente está descansada. Uma viagem de moto exige uma boa condição física e psicológica do piloto.

10. Fale com quem entende

Para a aventura mais emocionante da sua vida, vale a pena buscar ajuda de quem entende. Procure uma empresa com experiência no assunto e tire todas as suas dúvidas para que possa ter uma viagem com as mesmas doses de aventura, adrenalina e segurança.

Para saber mais sobre como planejar sua viagem de moto, clique aqui!

  • Share post